sábado, 24 de março de 2012

Bibliopsicologia

Na minha pesquisa sobre biblioterapia eu encontrei um termo curioso: bibliopsicologia (bibliopsychology). Inicialmente o considerei sinônimo de biblioterapia, um erro que muitos podem cometer. Esse termo surgiu dos estudos de Nicholas Rubakin. Seu conceito se fundamenta num fenômeno relacionado ao leitor e aos livros de seu interesse.

Fonte: Marcos Teixeira

O processo em si seria uma analise estatística da reação do usuário na leitura. Três situações são analisadas no processo: bibliopsicologia verbal, bibliopsicologia intraverbal e bibliopsicologia supraverbal que são etapas do entendimento do texto. A primeira fase seria o entendimento das palavras, a segunda fase se baseia no entendimento do contexto e a terceira fase estuda-se o aprendizado consequente do texto. Tais conceitos e processos relacionados a bibliopsicologia pode se relacionar a atividade biblioterapêutica na interpretação do texto.

A abordagem se torna interessante quando busca-se um estudo cientifico da psicologia cognitiva em se entender a leitura e como isso pode ser útil para a realidade bibliotecaria, no que diz respeito entender o usuário e disponibilizar a informação necessária. No livro "Nicholas Rubakin and bibliopsychology", publicado em 1968, mostra o estudo realizado e demonstra tanto sua fundamentação teórica quanto a avaliação realizada no processo.

O termo não foi mais utilizado desde então, nem achei nenhum outro estudo relacionado. Independente disso a leitura de suas teorias podem ser interessante para aqueles que gostam de aproximar a biblioteconomia e a psicologia como eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário