A utilização de conhecimentos da Psicologia ajuda o bibliotecário na compreensão e melhoria de suas atividades voltadas para o usuário. Em 1980, foi lançado no Rio de Janeiro pela editora Calunga o livro "A contribuição da Psicologia para o estudo dos usuários da informação técnico-científica", organizado e traduzido por Hagar Espanha Gomes. O livro apresenta três artigos que abordam a aproximação cada vez mais significativa da Psicologia no ramo do conhecimento bibliotecário.
Referência:
GOMES, Hagar Espanha (Org.). A contribuição da Psicologia para o estudo dos usuários da informação técnico-científica. Rio de Janeiro: Calunga, 1980. 71 p. Série Ciência da Informação.
O primeiro artigo, de autoria de D. J. Foskett, intitulado "A psicologia do usuário", propõe uma ligação entre as atividades científicas de modo geral, a aprendizagem, formação de conceitos, memória, criatividade, interpretação, e o trabalho do Bibliotecário, a quem cabe, entre outras tarefas, a organização da informação para que a informação desejada esteja acessível ao usuário.
O Segundo texto, escrito por S. R. Ranganathan, intitulado "Psicologia e natureza do trabalho dos usuários" trata do comportamento dos cientistas e do comportamento diferenciado do profissional da informação frente as necessidades dos pesquisadores.
O terceiro artigo, de M. N. Pereira, H. E. Gomes, L. V. Pinheiro e R. M. Oliveira, intitulado "A aplicação da técnica do incidente crítico em estudos de usuários de informação técnico-científica: uma abordagem comparativa", demonstra a utilização de tecnologia oriunda da Psicologia do trabalho e adaptada à compreensão dos problemas diversos em unidades de informação.
É uma publicação muito interessante que mostra a aproximação e contribuição da Psicologia e da Sociologia na nossa área.
Quero comprar, alguém sabe em qual livraria encontro?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi Rosana! Eu encontrei este livro na Biblioteca da universidade. Talvez tenha na estante virtual. O problema deste livro é que é bem antigo.
ResponderExcluir