quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Princípios norteadores do Plano do Distrito Federal do Livro e da Leitura (PDLL)

O Plano do Distrito Federal do Livro e da Leitura (PDLL), publicado em 2012, tem como objetivo "democratizar o acesso aos bens de leitura em todas as suas dimensões e aos espaços culturais do Distrito Federal pela ação permanente da Política Pública, de modo a mantê-los vivos, com uma pauta contínua de atividades a serviço das comunidades que os acolhem".



Esse plano se baseia em princípios norteadores que representam os pressupostos básicos sobre os quais o Plano se assenta, tendo sido construídos e sintetizados a partir dos princípios expressos no Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) e nas concepções teóricas explicitadas por Paulo Freire. O interessante é a abrangência de segmentos que se busca atingir, como por exemplo, sistema prisional, letramento informacional e construção de sentidos. Segue abaixo os princípios:

Princípios
Concepções teóricas
Leitura e Escrita como Práticas Sociais e Culturais
A leitura e a escrita são a expressão do esforço de interpretação dos amplos contextos da vida e a manifestação da diversidade humana, são partes distintas, mas inerentes a um mesmo fenômeno.
Cidadania e Direitos Humanos
A leitura e a escrita são direitos de todos e constituem condição necessária à construção de uma sociedade democrática e plural, asseguradora do exercício dos direitos fundamentais e promotora de cidadania.
Diversidade Cultural
A leitura e a escrita são fundamentais para desenvolver plenamente o potencial de expressão dos indivíduos, bem como a liberdade para fazê-lo, favorecendo toda a sorte de intercâmbio cultural, o alcance de níveis educativos mais elevados, e o desenvolvimento social e econômico.
Construção de Sentidos
A leitura é concebida como um ato criativo de construção de sentidos, que vai muito além da mera capacidade de decifrar os códigos da escrita e os caracteres. É, na verdade, um processo complexo de compreensão e produção de sentidos, sujeito a variáveis de ordem social, psicológica, fisiológica, linguística, entre outras.
O Verbal e o Não-Verbal
A palavra escrita possui importância central, contudo, não é desconsiderada a validade de outros códigos e linguagens, como as da tradição oral e das novas textualidades que surgem com as tecnologias digitais.
Tecnologias e Informação
A leitura precisa ser tratada dentro do diálogo com as variadas tecnologias de gravação, entre as quais está situado o livro.
Biblioteca com Dínamo Cultural
A biblioteca assume a dimensão de seu um dinâmico polo difusor de cultura e informação, aqui compreendida como um lugar cujo significado vai muito além de um simples depósito de livros ou uma mera sala de leitura. Ela deve existir enquanto centro de educação continuada, núcleo de lazer, lugar de cultura, incentivando a perene criação e a completa fruição dos diversos bens artístico-culturais.
Literatura
É extenso o universo de possibilidades de textos que podem servir ao trabalho com a leitura. No entanto, os textos literários atraem sobre si uma atenção especial devido ao enorme potencial de contribuição para a formação do leitor. A literatura é capaz de atender à enorme necessidade de ficção e fantasia humanas, possui natureza formativa e profunda capacidade afetiva, e pode oferecer aos seus leitores um conhecimento mais íntimo e complexo do mundo.
Educação de Jovens e Adultos
Considera-se imperativo criar condições favoráveis de acesso ao livro e à leitura para jovens e adultos que não tiveram acesso à educação básica ou que tiveram, mas de forma intermitente ou mesmo interrompida.
Necessidades Especiais
É fundamental garantir que pessoas com necessidades especiais tenham acesso a livros e outros materiais de leitura, buscando valorizar a publicação das obras em libras e em braille, bem como sua disponibilização nas bibliotecas públicas e escolares.
Leitura para a Liberdade
É indispensável a garantia de que as pessoas privadas de liberdade tenham acesso ao livro e à leitura. A ampla circulação do livro e a real prática da leitura no sistema penitenciário do Distrito Federal são um canal possível e fecundo de ressocialização dos presos e transformação do ambiente prisional.
Meios Educativos
Defende-se a produção de meios educativos, sejam livros, periódicos e demais materiais, que atendam às especificidades dos diversos públicos. O Plano busca assegurar o acesso a bens culturais produzidos em diferentes linguagens e suportes, sobre temas diversificados, gerados em diferentes contextos culturais, para leitores de diversas faixas etárias, sejam eles estudantes, professores, bibliotecários e demais membros da comunidade escolar.
Letramento Informacional
Acredita-se numa perspectiva de ensino-aprendizagem fundamentada nos processos cognitivos e sociais que possibilitem o desenvolvimento das capacidades de busca e uso da informação, mediante a construção de projetos de investigação em sala de aula e em bibliotecas públicas e escolares, superando as formas tradicionais de ensino e aprendizagem, que privilegiam o uso predominante dos livros didáticos, exposições orais e memorização mecânica.
Estado da Questão
Políticas públicas para as áreas da leitura, do livro, da biblioteca, da formação de mediadores e da literatura devem ter como ponto de partida o conhecimento e a valorização do vasto repertório de debates, estudos, pesquisas, contribuições e experiências diversas sobre a forma mais efetivas de formar leitores e promover a leitura e o livro, existentes na esfera municipal, estadual e nacional, implementados tanto pelo Poder Público como pelas organizações sociais, atentando-se ainda, para o contexto internacional.
Políticas Públicas
Defende-se a produção de meios educativos, sejam livros, periódicos e demais materiais, que atendam às especificidades dos diversos públicos. O Plano busca assegurar o acesso a bens culturais produzidos em diferentes linguagens e suportes, sobre temas diversificados, gerados em diferentes contextos culturais, para leitores de diversas faixas etárias, sejam eles estudantes, professores, bibliotecários e demais membros da comunidade escolar.
Integração
O Plano é integrado aos demais setores da administração (Cultura, Educação, Social, Meio Ambiente etc.), de modo a otimizar os esforços em prol da leitura e do livro no Distrito Federal.
Autores Locais e o Mercado
A política para o livro e a leitura deve considerar a criação literária e a promoção de autores locais, além de criar condições para que a produção de livros aconteça de forma cada vez mais eficaz, barateando os custos de produção e distribuição, eliminando gargalos e debilidades.
Cadeia Produtiva
O Plano busca contemplar as duas faces de um mesmo processo: tanto as questões que envolvem a leitura e a democratização de seu acesso, quanto o que se configura pelas dificuldades e desafios relativos à cadeia produtiva do livro, buscando evitar as polarizações entre Estado e Mercado.
Avaliação Contínua
São necessários mecanismos contínuos de avaliação do cumprimento de metas e execução dos programas e ações em curso de forma a monitorar e verificar o alcance das iniciativas e os resultados obtidos, permitindo ajustes e atualizações no processo.

Para saber mais do Plano, segue o link para acesso: http://www.cultura.df.gov.br/images/anexos/pdll.pdf

Um comentário:

  1. Bom dia! Muito feliz de descobrir seu blog! Sou psicóloga e biblioterapeuta. Acesse www.cristianaseixas.com. Lancei, em 2014, um livro chamado "Vivências em Biblioterapia: práticas do cuidado através da literatura". Tenho certeza que você vai se alimentar muito dele!

    ResponderExcluir